sábado, abril 21, 2007

RED BULL AIR RACE - Direto do Aterro do Flamengo

MEU DEUS O QUE FOI ISSO????
Pois é.... muita muita muita emoção. Fiquei deslumbrada, fascinada, louca para estar em um aviãozinho daqueles girando....
Muito momentos marcantes... Um deles subindo bem alto e depois desligando o motor, muitas piruetas, um parafuso vindo em minha direção. Isabelle com cara de idiota, com a boca aberta, olhando para o aviãozinho rs
Aparecemos na TV....rsrsrs
Dia perfeito.... muito bom mesmo!!!!!
E o cenário? O melhor, claro!!!! Minha cidade MARAVILHOSA!!!! Vejam como ainda tem coisa linda e boa por aqui:























quinta-feira, abril 12, 2007

Textinho da aula de Secretaria Gráfica

Respirando O GLOBO

Sete alunos da Facha foram ontem, dia 10 de abril, visitar a redação do Jornal O Globo. Eles definem o “tour” como respirar a redação. Na redação conversaram com o sub-editor da editoria Rio do jornal, Jorge Antônio Barros.
Jorge falou sobre a importância de hoje todos possuírem um blog, e diz que iniciou o dele para uso pessoal, com a intenção de se auto-conhecer. Contou também sobre sua experiência profissional, desde sua formação na SUAM, passando por sua dificuldade em manter-se em um veículo midiático por ser mulato e pobre, contou sua experiência no JB nos anos 80, falando que iniciou na parte da escuta do rádio da polícia, e que para conseguir entrar no hall dos grandes jornalistas, arriscou-se em uma cobertura sobre um assunto polêmico e perigoso, na época os jornalistas não possuíam acesso as penitenciárias, e como um amigo seu estava preso no local onde policiais espancavam os detentos, ele tomou a visita ao amigo como pretexto para adentrar o local e assim então conseguir sua primeira matéria, a qual tornou-se primeira capa do veículo. Falou sobre os perigos do jornalismo de crime e ressaltou que após a morte de Tim Lopes, os jornalistas passaram a ter mais cuidado.
O sub-editor falou ainda sobre a polêmica da provável extinção do jornal impresso, sua experiência fala que nos anos 80 já havia essa polêmica e até hoje ele não foi extinto. Jorge acredita que ele pode vir a ser extinto mas que para que isso ocorra toda uma geração e seus herdeiros também sejam.
Houve também o contato dos alunos com a pauteira Solange, que mostrou um pouco do seu dia-a-dia de trabalho na madrugada da redação. Seu trabalho é fechar as pautas no inicio da madrugada, para que os jornalistas que chegarem a redação de manhã cedinho já possam sair em busca das informações.
Os alunos falaram ainda sobre a experiência de estar em uma redação e ressaltaram que a imagem que possuíam de uma foi completamente desmitificada. Encontraram muita bagunça por todos os lados. Papéis, livros, mesas lotadas de coisas, mas destacam que é “uma bagunça organizada”.
Uma parte interessante para que os estudantes de jornalismo tenham idéia de como é o dia-a-dia em um jornal impresso é o destaque dado a um quadro que existe onde todos os jornalistas do veículo possuem acesso, onde todas as matérias são pontuadas pelos editores de cada editoria. Nele aparecem as criticas sobre as boas e as más matérias. Com isso podemos sentir como é a pressão da carreira que escolhemos seguir.
O jornalista Jorge Antônio Barros fala ainda sobre a ética que a credibilidade para o jornalista. A credibilidade de seu trabalho e seu nome, são as coisas mais preciosas que um jornalista possui. E sobre a ética ele falou sobre um exemplo próprio, Jorge possui um blog sim, mas os furos de reportagem é prioridade do seu jornal.
A impressão que tenho é que essa experiência foi muito válida para os alunos que participaram e para nós, ouvintes das impressões dos outros.

terça-feira, abril 03, 2007



foto do Jornal Extra de 03/04/2007